Desvantagens

Os alimentos transgénicos também têm algumas desvantagens aos mesmos níveis que as vantagens, ou seja:
  • ao nível do ambiente;
  • na nossa sociedade;
  • a nível económico;
  • na saúde.

Alergias:

Alguns OGM podem causar alergias porque:
- cria-se um alimento, com uma característica nova, neste caso, do amendoim e este permite, por exemplo, que o alimento dure mais tempo. Uma pessoa que seja alérgica ao amendoim será também alérgica ao novo alimento, o que é um problema grave.
Para além destes pontos em comum, também aparecem desvantagens ao nível da biodiversidade.

Ao nível do ambiente:

A cultura de plantas geneticamente modificadas tem grande impacto ambiental, este pode ser a nível da contaminação genética, a nível do uso de pesticidas e de herbicidas, a nível da resistência dos insectos e das plantas e, por extensão a estes factores, ao nível da biodiversidade em si

Contaminação Genética:

Os insectos que transportam o pólen (como por exemplo, as abelhas) das plantas geneticamente modificadas e não modificadas são os mesmos e, por isso,o pólen de ambas vai ser transportado para o meio ambiente, cruzando-se os dois tipos de plantas.
Isto irá provocar uma contaminação genética do ecossistema, sendo uma desvantagem destas novas plantas.

Uso de pesticidas e de herbicidas:

O uso excessivo de pesticidas e de herbicidas poderá aumentar devido ao desejo de se querer produzir o máximo possível das culturas, o que irá poluir o ambiente. Além do mais, isto poderá levar à eliminação das plantas "boas" para o ambiente (o termo científico é benéficas) e de insectos que ajudariam nas culturas.

Resistência dos insectos e das plantas:

Na nossa natureza, apenas os animais mais resistentes (mais aptos) sobrevivem.
Sendo assim, o recurso a plantas modificadas poderá fazer com que surjam novas pragas de animais que sejam mais resistentes.
Estas novas pragas poderão também afectar o resto das culturas mesmo que não sejam de plantas modificadas.